ORCHIDACEAE

Cyrtopodium holstii L.C.Menezes

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Cyrtopodium holstii (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

1.836.263,98 Km2

AOO:

96,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre na Caatinga e Mata Atlântica, nos estado do Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Espírito Santo (Barros et al., 2011).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?<i>Cyrtopodium holstii </i>tem ocorrência registrada para os estados do Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Espírito Santo, desenvolve-se em ambientes de Mata Atlântica e Caatinga.Possui uma extensão de ocorrência de 1.517.105km². Apesarde a espécie ocorrer em áreas de grande interferência antrópica, esta ocorre emÁreas Protegidas e é amplamente distribuída.Desta forma, <i>Cyrtopodium holstii</i> é uma espécie Menos preocupante (LC). Porém, maiores estudospopulacionais e de exploração poderão futuramente levá-la a uma nova avaliação.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Cyrtopodium holstii ésemelhante a outras espécies terrestres com pseudobulbos longos e fusiformes e flores manchadas da América Central e norte da América do Sul,tais como C. graniticum, C. macrobulbon (La Llave & Lex.)G. Romero & Carnevali, e C. paniculatum (Ruiz &Pav.) Garay. Pesquisas ainda são necessárias para esclarecer asespécies dentro deste complexo (Romero-González; Batista; Bianchetti, 2008). A espécie é conhecida vulgarmente como rabo-de-tatu (Moro; Castro; Araújo, 2011).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: A espécie apresentou densidade absoluta de 381 indivíduos por ha em 2002 e de 286 indivíduos em 2003 em estudo realizado em uma comunidade herbácea da caatinga de Pernambuco. Os índices de dominância absoluta, frequência absoluta e valor de importância foram baixos (Reis et al., 2006). Os mesmo autores afirmam que apenas 3 espécies, incluindo C. holstii, mantiveram um número aproximadamente próximo de indivíduos entre 2002 e 2003.

Ecologia:

Biomas: Caatinga, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Restinga (Barros; Batista; Bianchetti, 2003)
Habitats: 3.5 Subtropical/Tropical Dry, 1.7 Subtropical/Tropical Mangrove Vegetation Above High Tide Level
Detalhes: Espécie terrestre, geralmente encontrada crescendo em restinga, em solo seco e arenoso. A época de floração é variável, devido a ampladistribuição geográfica da espécie (Barros; Batista; Bianchetti, 2003). No material tipo da espécie consta as seguintes informações ecológicas: plantas terrestre com pseudobulbos grandes, flores esverdeadas e pintalgadas de marrom-avermelhado, labelo predominantemente amarelo (Romero-González; Batista; Bianchetti, 2008)

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
​(VU) Vulnerável na Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).